Enquanto lê este texto só pode ter 2 certezas: está vivo e… está a ler este texto! Tudo o resto são pressupostos. Não sabe como está a sua casa, o seu carro, ou até o planeta, apenas imagina que tudo está bem, exatamente como estava há uma hora atrás… mas a certeza não a poderá ter, pois tudo pode mudar num segundo.
Os grandes sábios dizem que o sofrimento reside no facto de não conseguirmos dominar a mente que vive ora no passado, ora no futuro, o que atrai, no primeiro caso, a depressão, e no segundo caso, a ansiedade.
Mas como é que se vive o Agora quando o padrão de viver fora do momento presente está instalado tão confortavelmente na nossa rotina? Não é fácil, mas é possível. A mente é, segundo os hindus, comparável com um macaco bêbado picado por escorpiões. Então o primeiro passo é dominar a mente. Como? Começando pelo corpo. Como dominar o mais subtil se não se domina o mais denso? O corpo é o princípio da mudança: mudar a alimentação, praticar exercício, parar. Ao mesmo tempo procurar não fazer mal aos outros, a nenhum ser vivo, viver em desapego, de forma simples e moderada, sentir contentamento pelo que se é, pelo que se tem e pelo que se faz, ter sabedoria nas palavras, confiar no Universo.
É fácil viver no presente? Talvez não… e que tal começar Agora?
Sara Almeida