Foto: Girl - claudioscott
Algures no tempo, perguntaram-me qual a minha palavra portuguesa favorita. Esta poderia ter-se transformado numa daquelas perguntas pesadelo que fazem a nossa cabeça rodar tanto ao ponto desta parecer implodir, não fosse a minha resposta certeira. Saudade.
Porquê saudade? Perguntar-se-ão vocês.
Ora porque para além de ser uma palavra genuinamente portuguesa, expressa aquele que para mim é um dos mais belos sentires.
Estar saudoso de algo significa sobretudo, a meu ver, que se viveu ou vive algo de belo. Uma história, um acontecimento, uma vivência, um ser, um estar... que valeria a pena ver repetido ou que aguardamos para retomar do ponto em que de alguma forma ficou em pausa, como quando alguém que amamos parte para outros destinos.
Uma vez li que a saudade pertence a quem fica. Concordo. Quem vai parte em busca de algo, vai viver outras emoções das quais poderá vir a ter saudade. Enquanto isso será alvo de saudosismo, por parte de todos os que ficam nas suas rotinas a aguardar seu regresso.
Saudade é mais que o sentir falta de algo. É estar feliz por ter vivido, por ter estado, por ter conhecido, por ter amado...
Que a saudade viva em nós. Como marca da existência de momentos felizes. Da esperança de dias melhores, sorrisos futuros, amores vividos, viagens marcantes... Como prova d'alma que se encantou com a vida.
Iolanda Cortez