21.11.11

 

Na sociedade ocidental, onde o consumismo desenfreado e a distração imperam, a maioria das pessoas vive no caos. Procrastinamos o passar a ferro do monte de roupa que não pára de crescer, tropeçamos nos brinquedos dos nossos filhos espalhados por toda a casa, lutamos contra a secretária onde não conseguimos encontrar uma conta para pagar, andamos sempre cansados com os demasiados compromissos que temos na agenda e desesperamos com o dinheiro que é mais curto que o mês. Além de invariavelmente termos coisas a mais, tanto físicas como mentais, não as temos organizadas. O caos em que vivemos reflete-se negativamente em todos os aspectos da nossa vida. Sabemos disso e queremos ser mais organizados. Mas por onde começar?

 

1. Investigue

Os blogues são uma fonte de inspiração fantástica e gratuita, onde pode encontrar soluções específicas para variados problemas, como “como organizar a roupa” ou “como fazer um orçamento familiar”. No entanto, não leia demasiados blogues e não perca muito tempo na Internet! Foque-se nos problemas que quer solucionar, faça uma pesquisa, leia 2 ou 3 textos sobre o assunto, tire ideias, inspire-se, desligue o computador e lance mãos à obra!

 

2. Uma coisa de cada vez

Se quer arrumar e organizar as várias divisões da sua casa, dê pequenos passos. Na sala comece, por exemplo, pelo aparador. Só depois de o aparador estar devidamente organizado é que deve passar para o móvel seguinte. Fazer tudo ao mesmo tempo não lhe trará nada a não ser stress – e provavelmente, mais desorganização.

 

3. Estabeleça rotinas diárias e semanais

Faça listas de coisas que têm que ser feitas todos os dias, como jogar o lixo fora, tratar da roupa ou lavar a louça, ou semanalmente, como limpar as várias divisões da casa. Afixe a lista num local visível e cumpra-a como se a sua vida dependesse disso. Não se distraia com nada, não procrastine, e verá como numa semana a sua casa parecerá outra e sentir-se-á muito mais leve.

 

4. Agilize as suas manhãs

Uma das maiores fontes de stress, sobretudo para as mães, é as manhãs agitadas. Começar o dia com uma correria pode impactar negativamente o resto do seu dia de trabalho, o seu humor e a sua produtividade. Agilize as suas manhãs, preparando-as na noite anterior. Escolha a roupa para si e para os seus filhos, prepare a sua mala e verifique as mochilas dos miúdos, dê uma volta pela casa e arrume o que puder em 15 minutos, confira a sua agenda para o dia seguinte, ponha a mesa para o pequeno-almoço, e não se esqueça de tratar de si.

 

5. Livre-se da tralha

Ter tralha leva à desorganização. Quanto menos coisas tiver, menos terá para organizar. Livrar-se da tralha é o método mais rápido para ter uma casa mais organizada. Olhe friamente para o seu armário, para as suas coleções de livros e revistas, para os inúmeros colares e brincos, para toda aquela louça que enche os armários, e pense se realmente precisa de tudo o que tem. Pense se são essas coisas que o fazem feliz. Pense no tempo que ganhará se tiver menos coisas e assim, se perder menos tempo a limpá-las e a organizá-las.

 

Rita B. Domingues (articulista convidada)

 

Link deste ArtigoPor Mil Razões..., às 23:05  Comentar

Pesquisar
 
Destaque

 

Porque às vezes é bom falar.

Equipa

> Alexandra Vaz

> Cidália Carvalho

> Ermelinda Macedo

> Fernando Couto

> Inês Ramos

> Jorge Saraiva

> José Azevedo

> Maria João Enes

> Marisa Fernandes

> Rui Duarte

> Sara Silva

> Sónia Abrantes

> Teresa Teixeira

Novembro 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
14
16
17
19

20
21
23
24
26

27
28
30


Arquivo
2019:

 J F M A M J J A S O N D


2018:

 J F M A M J J A S O N D


2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


Comentários recentes
Entendi a exposição, conforme foi abordada mas, cr...
Muito obrigada por ter respondido ao meu comentári...
Obrigado Teresa por me ler e muito obrigado por se...
Apesar de compreender o seu ponto de vista, como p...
Muito agradecemos o seu comentário e as suas propo...
Presenças
Ligações