Hoje, 10 de Setembro, é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Para este ano de 2010 a IASP (International Association for Suicide Prevention / Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio), escolheu como lema "Muitas Faces, Muitos Lugares: Prevenção do Suicídio ao Redor do Mundo" e alerta-nos para a realidade de cerca de um milhão de suicídios em cada ano, para a taxa global de mortalidade por suicídio de 16 por cada 100 mil pessoas, ou seja, um suicídio em cada 40 segundos.
Nem todos os suicídios podem ser evitados, mas a sua maioria pode. Um factor importante na prevenção é o acesso aos meios de suicídio, que deve ser dificultado, por exemplo controlando o acesso a armas de fogo e à aquisição de fármacos, bem como a criação de barreiras que impeçam a precipitação de sítios altos. É necessário que as comunidades desenvolvam e implementem programas de prevenção do suicídio. É muito importante que a comunicação social saiba que ao noticiar um suicídio poderá estar a induzir outros, pelo que sempre que o fizer deverá informar onde pode ser obtida ajuda, por exemplo, nos serviços de apoio emocional (ver lista na coluna da direita).
A ISAP propõe para este ano, uma actividade na qual todos podem participar: "Acenda uma vela no Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, à 20 horas". A ideia é a de acender uma vela, junto a uma janela, às 8 da noite, para mostrar apoio à prevenção do suicídio, para recordar um ente querido e pelos sobreviventes de tentativas de suicídio.
Mil Razões...