É inacreditável!!! É uma ousadia!!! É… pura e simplesmente ultrajante!!!
Para que se passam anos a estudar, a arrecadar competências e a assimilar conhecimento se tudo fica reduzido a um: “... mas Dr., eu vi na Internet e recolhi toda a informação de que necessito e sei perfeitamente do que preciso! O tratamento mais adequado são aqueles comprimidos Zolpidem Ratiopharm pois são compatíveis com o meu organismo, eu informei-me!!!... e aquelas massagens de mesoterapia aliviarão com certeza as dores de costas que tenho...!”
Mas as pessoas não tem noção do perigo que é recolher informação onde quer que seja, sobre o que quer que seja, se não tiverem conhecimentos e preparação para a utilizar??? Não!!! Claro que não!! É inacreditável considerarem-se preparados para fazer diagnósticos apenas porque se informaram sobre o significado de insónia na Wikipédia e o correspondente tratamento a aplicar em qualquer site na Internet. É uma ousadia chegarem a um consultório e ditarem ao médico especialista o tratamento que querem seguir, pois para além da informação que têm sobre o seu próprio corpo, adquiriram mais alguma com a vizinha do lado que padece do mesmo mal e informou-a detalhadamente de como, e o que deve fazer para pôr fim às suas maleitas.
É pura e simplesmente ultrajante que as informações recolhidas aleatoriamente, com substância ou com falta dela, com ou sem preparação, possam ditar e reger a vida daqueles que fazem de tudo para se manter informados sobre assuntos de que nada entendem.
Susana Cabral