8.2.16

ChildPiedPiper-CirceDenyer.jpg

Foto: Child Pied Piper – Circe Denyer

 

O poder exerce-se através da capacidade de influenciar os outros, convencê-los que o caminho sugerido é o que melhores resultados proporciona para o todo. Ora este pressuposto demonstra que o ciclo do poder ocorre num ambiente que envolve um grupo de pessoas, havendo abertura para a criação de equipas se estas pessoas estiverem misturadas. É também mérito dos liderados conscientes, ao obedecerem aos seus instintos, que assim permitem libertar-se para outras funções mais produtivas.

O fator que equilibra o todo e a soma das partes é a liderança, pois esta articula as partes tornando-as, pelo menos, iguais ao todo. Esta é a equação fundamental da liderança num contexto e dimensão organizacional entendido como um conjunto de pessoas; a sua perceção e domínio prático permitem a todo o momento maximizar os resultados que se podem obter gerando sinergias positivas.

As redes sociais e/ou profissionais que congregam diferentes sensibilidade vincam melhor o papel de um líder sem título, chamado a perceber a dinâmica e o contexto motivacional, bem como o rumo que o veículo pode atingir. Até porque o líder é um bom artista, articulador das pessoas, suas ideias e objetivos organizacionais. O conhecimento profundo da orientação estratégica da organização mobiliza-o a ser um espetador atento às qualidades de cada elemento, de onde retira os requisitos e competências necessárias a um bom e efetivo desempenho, através dos instrumentos da comunicação, motivação e coaching.

 

O líder é didata e autodidata, sabe ouvir os outros, é entusiasta, sonhador, gosta de aprender por isso não tem medo de errar. É um dialético dissimulado, porém bastante oportunista e com sentido de orientação esclarecido. Aliado a isso possui um apurado sentido de grupo, coesão e solidariedade que o tornam altruista, eis a desnatação de um líder natural que sabe sacrificar interesses individuais em prol do coletivo, no prolongamento desta profecia augura a prevalência e vitalidade da sustentabilidade, dispensando o lucro imediato, qual ilusão no tempo e espaço.

A sustentabilidade tem um horizonte intemporal e um alcance de longo prazo, sendo percecionada pelos outros e beneficiando a todos, pois o líder trabalha uma marca atuando sobretudo nas linhas orientadoras e ideológicas. O papel do líder é executivo mas também pensador da organização, daí que a sua contribuição na organização ultrapassa o tempo efetivo de permanência nela. Isso torna o objetivo da sustentabilidade num interesse e propósito impessoal; é na verdade um efeito maio, impactando na criação de valor. O modelo tripé da sustentabilidade que assenta nos pilares transversais people, profit and planet (3 p) elucida eloquentemente esse conceito.

O impacto da liderança é aquilatado pelo sucesso de toda a organização, da micro à macro estrutura, mas também o sucesso da liderança é percecionado pela satisfação dos clientes internos. A liderança distingue-se das outras formas de direção porque ela é a extensão dos valores éticos e morais, conformada por um conjunto de valores e princípios que catalizam a criação de valor no processo de transformação da matéria em substância.

 

António Sendi

 

Link deste ArtigoPor Mil Razões..., às 09:30  Comentar

Praia | Cabo Verde

Pesquisar
 
Destaque

 

Porque às vezes é bom falar.

Equipa

Alexandra Vaz

Ana Martins

Cidália Carvalho

Ermelinda Macedo

Fernando Couto

Jorge Saraiva

José Azevedo

Landa Cortez

Leticia Silva

Rui Duarte

Sandra Pinto

Sandra Sousa

Sara Almeida

Sara Silva

Sónia Abrantes

Tayhta Visinho

Teresa Teixeira

Fevereiro 2016
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
18
20

21
23
25
27

28


Arquivo
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


Comentários recentes
Muito agradecemos o seu comentário e as suas propo...
Muito linda a canção. Obrigado por compartilhar!
Parabéns pelo blog, gostei muito da maneira como e...
Obrigado SAPO.CV!!
Olá :)Este post está em destaque no "Cenas na net"...
Presenças
Outras ligações
Música

Dizer que sim à vida - Carlos do Carmo:

 

Dizer que sim à vida - Luanda Cozetti: